sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vamos ser todos Bufos.


Estava eu aqui nas limpezas,… Limpezas mesmo, de pano e aspirador…

Pensava eu num artigo que li num blog, de seu nome “Altauniversitaria ”, dá autoria de Pedro Baldaia, e em seguida vi os 60 autocarros que a associação de Estudantes de Coimbra levou para Lisboa, e pensei “Onde anda a crise para aqueles lados?”, eu não estou contra, muito pelo contrário acho que os estudantes devem lutar pelos seus direitos.

E meus senhores e minhas senhoras, apareceu uma luz na minha mente, e perguntam vocês qual? Meus caros estudantes, vamos ser todos Bufos, daquelas pessoas mesquinhas, ordinárias, que têm bolsa sem terem direito. Aqueles que vão para a faculdade de BMW, Mercedes e afins, aqueles que vestem melhor do que qualquer um, e daqueles que têm alguma coisita, e não têm direito a nada. Aqueles que ocupam camas das residências, sem terem direito.

Mas isto sou só eu a pensar alto, não sei se terei razão. Mas se acham que tenho, VAMOS TODOS SER BUFOS, VAMOS TODOS ACUSAR QUEM NÃO TEM DIREITO, e estão a tirar lugar aqueles que realmente merecem, vamos tramar os “Chico-Espertos” que pensam ser mais espertos que o sistema.

Acho que é melhor que ir para Lisboa.

PS: “Será que metade - eu não vou ser mau, e vou só dizer 50 % - sabia realmente ao que ia? – Fica a pergunta.

12 comentários:

  1. é deste modo que o país vive, começam de novo, tem tudo e mais alguma coisa quando realmente não o merecem! Retiram apoios e deixam de dar apoio a quem merece, a quem vive na miseria, mas, que quer dar a melhor educação aos seus, quer que eles estejam preparados para o futuro, e estando preparados o país fica tb preparado, educado e formado! Mas os chicos espertos são acima de tudo os mais importantes neste pais a beira mar plantado!

    ResponderEliminar
  2. tou completamente de acordo xD durante o tempo que passei na universidade nunca convive com uma pessoa numa situaçao dessas mas ouvi falar em alguns casos e eram coisas que me custavam um pouco a ouvir pk ainda gozavam com aqueles a quem "roubavam"

    ResponderEliminar
  3. bem, eu ja convivi com colegas exactamente nessa situaçao tinham bolsa e tal mas depois usavam marcas até em meias! e conheço casos de pessoas que andam a rasca com despesas e nem direito a bolsa têm. enfim. tens toda a razão ricardo. um beijinho :D

    ResponderEliminar
  4. tens toda a razão, e de certeza que não és, nem serás a 1a pessoa a pensar dessa maneira, mas presumindo que o cálculo das bolsas é uma equação honesta, ou que deveria ser, a situação passava em aumentar o controle da mesma. Em vez da actual apresentação de documentos anual, que houvesse um maior controlo, que fossem apresentadas provas,pelo menos mensalmente, em que realmente a situação do aluno merecesse ter direito à bolsa.Com a quantidade de funcionarios publicos que temos, de certeza que haveria uma sociedade académica mais justa, sendo desnecessário culpar x ou y com esta atitude tão mesquinha e bufa que seria!
    acho que passa pela consciência de cada um, mas em tempo de crise e desespero, tudo vale!E se alguem fizer esse "apontar o dedo" de certo, que não o condenar-lhe-ei por isso!

    ResponderEliminar
  5. A questão das bolsas é como tudo neste pais... Se formos a ver quem recebe a maior parte das ajudas do estado, como rendimentos mínimos, rendimentos de reincerção e afins, vemos que são quem menos precisa... Afinal de contas, recebe-se mais estando em casa a viver à custa de quem trabalha, do que estar a fazer algo pela vida e a receber o ordenado minimo... Recebem quase o dobro e não fazem nada...
    Enquanto o estado não fizer "vistorias" regulares a isso vai ser sempre assim..

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo camarada

    ResponderEliminar
  7. Olá meu caro amigo...realmente o nosso país vive actualmente uma grave crise financeira (e crescento eu: de valores, politica, de ideologias,etc...) e de quem é a culpa???Não posso concordar que seja apenas daqueles que estão no poder e que, diga-se de passagem estão lá porque nós os elegemos (não foram lá parar sozinhos), a culpa é de todos e de cada um de nós...uns porque á sua maneira dão a volta ao nosso muito pouco fiavél sistema, outros porque como nós observam a sua volta uma série de falsas verdades e nada fazem para que sejam alvo de inspecção por quem de direito (se é que mesmo assim seriam...). Em fim de volta ao que me trás aqui, eu vou apenas dar a minha opinião: andei numa escola privada onde tive oportunidade de tirar o curso que queria tirar e diariamente tive que assistir a colegas meus, armados em ricos chegarem á escola em carros de gama média/alta e que recebiam bolsas de estudo que davam para pagar a propina mensal da universidade, como para pagar o suposto alguer do "quartinho" onde moravam. Pois bem...esses meus colegas,na sua grande maioria, viviam com os pais na cidade onde estudavam e o estado ainda lhe dava dinheiro para pagar um quarto que nem alugavam...parece estranho não é???...Este tipo de coisas acontece todos os dias neste país e o estado é lesado em milhares de euros porque gente gananciosa e sem vergonha anda a viver á custa do estado e ainda troçam dos outros porque nem sequer são "espertos" para conseguirem inventar despesas para terem direito a uma bolsa e porque vestem roupa que nem é de marca e andam em carros "com mais anos que eles"...é lamentável que gente tão nova tenha já uma mentalidade dão degradada...Mas por outro lado também me perguntei várias vezes o que andavam os inspectores a fazer em vez de fazerem o seu trabalho, uma questão para a qual ainda hoje não tenho resposta.

    ResponderEliminar
  8. Bem realmente ao meu olhar, e conheci n pessoas, em Lisboa e nenhuma em Aveiro. Mas que trabalham e pagam os estudos, e muitas delas até com dois empregos. e nem direito a bolsa tinham.e pagavam casa, alimentação e alguma ajuda dos pais, mas sim necessitavam. E vejo meninos na tv a dizer que necessitam que não tem dinheiro, e mesmo assim nem ao fim de semana um part time têm, opá senão têm é porque podem.
    Por isso adoraria que fossemos todos BUFOS!

    ResponderEliminar
  9. Grafitti em Lisboa:
    «EM PORTUGAL NÃO HÁ DRAMA, TUDO É INTRIGA E TRAMA»
    Olá, caro Ricardo Santos

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão. É mesmo algo que me irrita saber dessas injustiças, mas, na verdade, acabamos por nunca ter a coragem sequer de confrontar quem conhecemos nessas condições, quanto mais de acusar formalmente. É óbvio que tudo isto, ainda para mais neste país, funciona muito mal; não há controlo de nada! Olham simplesmente para os rendimentos DECLARADOS pelas famílias e não vêem que é impossível consiliar as condições monetárias referidas no pedido para a bolsa e residência com o nível de vida que essas pessoas realmente têm. Enfim... Acabamos todos por conviver e sentir essa injustiça, mas, como pensamos (e pensamos bem!) que no modelo Democrático ideal não é dever nosso "controlar" essas situações, não somos bufos de nada, nem vamos ser nunca. E por isso vivemos assim. Gostei do post. Ao menos faz-nos pensar; daí a agir, como já disse, é outra conversa.

    PS: Bom saber que fazes limpezas, Ricardo :D

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  11. Minha cara Sofia Ro,
    Muito obrigado pelas palavras ;)
    Espero um dia destes ter a menina, nas minhas fileiras de luta. És sem dúvida um elemento de valor.
    Beijos
    PS: sim sei limpar ;)

    ResponderEliminar
  12. Como um dos moderadores deste espaço, vejo-me na obrigação de eliminar os dois últimos comentários pois em nada contribuem para a troca de ideias mas sim visando o ataque pessoal. Desse modo não será permitido.

    ResponderEliminar