
Conseguir ouvir os outros, ouvir aqueles que não pensam como nós, pessoas que emitem opiniões de que discordamos, é qualidade do verdadeiro democrata.
Todas as pessoas têm o direito de se expressar, mesmo que não defendam muitas das nossas posições, têm todo o direito de dizer sim ou não, concordar ou discordar.
É que anda por aí muita gente por esse mundo fora, que pensa que só o que eles pensam é que é verdade e que nada, absolutamente nada se lhe pode opor. Ninguém pode discordar deles, porque só eles são os únicos detentores da verdade.
E maravilhoso ver como se enfurecem quando alguém os contradiz ou deles discorda. Detentores exclusivos da verdade, assim o pensam, ei-los a utilizar toda a lábia de que dispõem para fazer vingar a “sua verdade”.
A maior parte das vezes usam argumentos sem consistência, sem sinceridade e o que é pior sem verdade. Fazem habilidades, e maroscas para que seja sua a “Verdade”.
A consciência saiu de moda, tal como os valores, nada mais interessa a não ser levar avante as “Verdades”. Existe simplesmente o interesse, o valor da nação, do distrito, do concelho, nada interessa.
Os valores, os ideais, a moral, deixou de ter valor? Será que ninguém sente na pele os males do que está a acontecer? Onde está a coragem de mudar? Fica a pergunta.
Sinto todos os dias isso! acho que toda a gente sente mas estão demasiado ocupados a tratar da própria vida para pararem para pensar, pensar sequer! Quem pode sujeitar esses a juízos?
ResponderEliminarO conformismo ocupa há demasiado tempo o lugar dos que anseiam por melhor, algo maior!
O sacrifício de lutar por esse maior e pensar no bem da sociedade universal foi substituído pelo individualismo levado ao extremo... Aparentemente sem consequências detectáveis...
ass: Lúcia Galhofa
É bom sentir que pensam como eu... abrigado pelo comentário :)
ResponderEliminarA verdade nunca está de um só lado! Tem que ser construída..
ResponderEliminarBom post...
ResponderEliminarBom comentário da Lúcia...
Ouvir, aceitar, pensar, questionar, equacionar, ponderar, trabalhar... são apenas "seis verbos" que muitos por vezes ignoram quando são confrontados com opiniões contrárias às suas.
É caso para dizer... sabe bem ouvir o Ricardo.
Abraço migaço...