sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os Investimentos e as Indústrias Culturais contra a desertificação

Olá a todos,

Antes de mais destacar a importância que este blog poderá vir a ter no desenvolvimento político, pessoal e expressivo de cada um recorrendo ao dom da palavra, reflectido aliás, diariamente no número de visitantes que esta plataforma tem vindo a ter. Acima de tudo, este deve ser um espaço de debate global e para todos, sem excepções.
Já aqui foram propostos vários assuntos a debate, desde as políticas para a juventude até às energias renováveis, e cabe a cada um de nós, jovens, ter uma visão abrangente dos problemas que nos afectam directamente e ser dinâmicos e orgânicos apresentando problemas e dificuldades, mas principalmente respostas e possíveis resoluções.
Como estudante universitário na área das artes e da cultura, a tendência para me descair sobre este assunto nesta primeira participação directa no blog seria mais do que evidente, mas no entanto, apresento-a realmente inserida numa situação financeira extremamente difícil que nos toca a todos.
As artes e o investimento cultural, como aliás é continuamente reforçado por especialistas na área dos estudos de mercado e por alguns economistas - quer nacionais, quer internacionais - poderão, e podem na minha visão, vir a ter um papel importantíssimo naquilo a que se chama o inicio para o “desafogar da crise”.
Analisando em particular o caso daquele que é provavelmente o maior evento da área na nossa zona, o DOURO FILM HARVEST (www.dourofilmharvest.com), que decorreu no passado mês de Setembro é, para além da sua capacidade multicultural, um evento pioneiro e exemplificativo daquilo a que se pode chamar uma boa estratégia de investimento.
Um festival internacional de cinema co-organizado por 4 concelhos [Vila real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta), pertencentes a três distritos de Portugal (Vila Real, Viseu e Bragança).
Vejamos alguns exemplos de como um único evento consegue provocar a injecção de dinheiro em três distritos:

 - Benefícios directos na rentabilidade turística não só em hotéis, mas também na restauração;
- Dinamização cultural, social e educacional nas populações residentes;
- Aumento da rentabilidade no comércio local, com o aumento da população gerada pelo festival (actores, cineastas, produtores, convidados, órgãos institucionais, público em geral, etc.);
- Aumento do tráfego de circulação em auto-estradas e EN’s na constante deslocação de um concelho para o outro;
- Dinamizador das marcas da região do Douro e dos respectivos vinhos que o caracterizam no mercado internacional;
- Reforço nas relações internacionais com acordos mútuos entre outros festivais internacionais, organizações institucionais, sponsors, mecenas, media, etc.;
- etc.

Como se pode ver, este é um exemplo vivo (e acreditem que estes são apenas alguns dos motivos) das iniciativas e das medidas que devem ser tomadas pelos órgãos de gestão das autarquias, principalmente as do interior de Portugal, como medida de captação de atenções e consequente motivo válido para a ficção dos jovens, numa luta contra a desertificação que de dia para dia tem tendência a aumentar e que nos afecta a todos directamente.

Abraço,
Luís André Sá

3 comentários:

  1. O Douro recebeu num curto espaço de tempo dois ícones: Sophie Loren e BB King.

    ResponderEliminar
  2. Verdade Vasco. Esse foi outro evento que levou mais de vinte mil pessoaos à vila de Sabrosa. para além do poder incalculável do "rei King", como é óvio! Imensa pena por ter perdido esse concerto, imensa mesmo! Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muitos dos que foram não conheciam Sabrosa.. nem sequer calculavam (nem eu!) que fosse possível um concerto de BB King num local tão afastado da capital e gratuito!
    Isto prova que se tem investido no Douro!
    É um local cada vez mais procurado pelo turista, tanto português como estrangeiro, e o valor daí extraído deverá ser aproveitado pelos concelhos de toda a região de turismo!

    ResponderEliminar