terça-feira, 9 de novembro de 2010

JOVENS E A POLÍTICA - NECESSIDADE DE MUDANÇA

È voz corrente que os jovens não têm interesse na política. Será verdade?

É de facto de estranhar quando se fala do desinteresse dos jovens, quando são os políticos “profissionais” que implementaram novas formas, cada vez mais criativas, de afastar os jovens da vida associativa e da gestão democrática dos estabelecimentos de ensino, dos municípios, dos institutos e dos órgãos de decisão.

Existe uma tentativa de governamentalização colocando cada vez mais barreiras à vida associativa.

Por outro lado, em todos estes anos de governação dos vários partidos de “várias cores”, fora de época de campanha houve a preocupação de intervir directamente junto da população jovem? Quando se preocuparam em ir ao contacto com os jovens para saber os seus verdadeiros anseios e receios? Estou convicto que muito poucas vezes.

Ainda assim, vêm dizer que os jovens são os principais responsáveis pelo seu desinteresse… Pois eu digo que não! Digo que não, porque convivo no quotidiano com um conjunto de jovens que são interessados, jovens estes que vivem com o profundo desejo de transformar “o sonho” em vida, que lutar por mudar acima de tudo mentalidades.

O sonho de um futuro melhor para o país e o seu povo. E por ele luta intensamente todos os dias e não só durante as campanhas eleitorais como tantos outros. Falo dos Jovens com quem tenho lidado, jovens que deveriam ser tidos como exemplos daquilo que é responsabilidade política, força e civismo. Apesar de todas as barreiras que diariamente lhes são colocadas, com todo o seu empenho, as ultrapassam e continuam…!

Alguns Jovens com interesse, fazem levantamento, junto dos jovens, dos problemas que os afectam, reúnem e o mais importante: esclarecem! Tentam por todos os meios defender os legítimos interesses da juventude por uma simples razão: ao contrário de outros, não vemos na juventude uma fonte de voto em época eleitoral, mas cidadãos com quem é preciso trabalhar para construir o futuro, amanhã.

5 comentários:

  1. Os jovens são, de facto, o futuro! E é connosco que o país conta para ultrapassar, da melhor forma, os problemas que irão surgir!
    Por isso, não podemos ficar ausentes de decisões que nos afectarão brevemente.
    Temos que ser interventivos e críticos, actuando com responsabilidade e coerência, apresentando não só os problemas mas também possíveis resoluções.
    Queremos construir o nosso futuro; merecemos essa oportunidade!

    ResponderEliminar
  2. Os politicos afasta os jovens da politica.

    ResponderEliminar
  3. Sim é verdade, há muitos que fazem isso. E eu digo isso no meu artigo, mas tenho certeza, que esta nova geração de "Políticos", de pessoas que querem fazer o melhor pelos outros vão mudar isso... Só pedidos uma hipótese. é muito fácil fazer a critica fácil, difícil é arranjar soluções.

    ResponderEliminar
  4. De facto nós (jovens), somos certamente o futuro do nosso país. Deviam ver nos jovens pessoas responsáveis e capazes de tornar o nosso país melhor.Pois não existem só jovens desinteressados, muito pelo contrário cada vez mais os jovens se preocupam com o bem estar do nosso país e da sociedade. por isso acho que deviam apostar mais em nós e nas nossas capacidades.

    ResponderEliminar
  5. Sim Joel, o país precisa de jovens politicos com ideias inovadoras, com carácter, principios e que olhem para o país!Mesmo havendo um desinteresse dos jovens pela politica, hoje em dia torna-se um pouco dificil passar ao lado, com tantos "media" em cima dos assuntos politicos e da situaçao do país..Que tudo isto os desperte!! Espero mesmo é que com toda esta crise politica, os jovens olhem em frente e pensem no melhor para o pais, ou mesmo para as suas localidades e nao apenas para a sua cor politica.
    Abraço,e continuem com o bom trabalho que teem feito.

    ResponderEliminar