terça-feira, 1 de março de 2011

Autarcas- "think out of the box"

O modo de actuar dos autarcas Portugueses precisa de mudar. A verdade é que o tempo das obras e dos cimentos já lá vai, e é urgente outro tipo de postura e de visão.
Necessitamos de autarcas pró-activos, que procurem as empresas, que lhe oferecem condições que diferenciadoras, que promovam as potencialidades do seu concelho. Que se metam num avião, ou num carro e vão até Lisboa, Madrid, Barcelona,Londres, Paris ou outra capital captar o investimento. É preciso pensar diferente, numa altura de vacas magras. Não se podem limitar ao que os antigos autarcas faziam. O mundo é uma aldeia, e uma terra do interior pode captar investimento da Alemanha, Inglaterra, Brasil ou de outro país qualquer.
Não sejam como os velhos do Restelo, que se queixam, ou ficam à espera do governo.

Agora,também não é compreensível, que quando um município como Mangualde capta investimento privado, para um projecto turístico, as criticas surjam, ainda por cima sem conhecimento do projecto.

4 comentários:

  1. Muito bom caro camarada ;) muito bom ;)

    ResponderEliminar
  2. Captar investimento como???captar empresas estrangeiras como?? vamos oferecer agúa mais barata? energia mais barata? IRC mais baixo? quem escreveu o comentário será sem dúvida um bom politico...queres empresas e investimento???coloca-te num avião e vai ao estrangeiro captar investidores...e oferecemos o quê???
    escreve outro comentário escrevendo uma possivel reunião com o presidente de uma multinacional. Que soluções apresentava para captar investimento?
    ...algumas propostas minhas:

    1º os portugueses são um povo trabalhador(só podes estar a brincar, nunca chegam a tempo, na 2º feira ja só pensam na 6ºfeira)

    2º recebemos pouco e produzimos muito(so podes estar a brincar, basa olhar para o funcionalismo publico e não só...é uma questao de DNA e de cultura de uma sociedade)

    3º Damos energia mais barata ( para rir )

    4º temos ordenados competitivos (basta olhar para os chineses, polacos, romenos etc,,,)

    5º O governo e a autarquia promote subsidios para a implantação da empresa em Portugal ( ja ouvimos esta durante 20 anos, e o q aconteceu a esta empresas q receberam as famosas ajudas...fecharam sem darem satisfação ao governo)

    6º temos o ronaldo e o mourinho e talvez eles aparecam po cá (assim ja estamos a falar melhor)

    não necessitamos de captar investidores..precisamos de mudar depoliticos...os mais velhos e por aquilo que vi aqui...os mais novos tambem...

    mudando de politicos e politicas...o resto vem por acresimo.

    ResponderEliminar
  3. vamos ver se comentário é exposto..ou voltamos a antes do 25 de abril:)

    ResponderEliminar
  4. Caro julinho:

    Vejo que sofres dos mesmos males que escrevi no meu texto.

    Sei que não as soluções não são fáceis, e eu próprio não tenho nenhuma solução milagrosa. No entanto, não é pensando do mesmo modo de sempre que as situação se altera.

    Os autarcas não se podem limitar ir à BTL, e esperar que o milgra caia, é preciso mais, muito mais. Não sou um conhecedor profundo do poder autarquico, mas quando se queixam de que não captam investimento por causa da burocracia, que façam usos dos seus lobbies políticos para acelararem esses processos( desde que todos os direitos sejam acautelados). Os autarcas deveriam ser os melhores conhecedores dos seus concelhos, e no entanto, vivem muitas vezes de costas viradas para as grandes organizações do seu município. Vê o caso de muitas cidades que têm instituições de ensino superior e que não as potenciam(ex: Coimbra e a UC), ou de pequenas empresas que por simples processos, ou por falta de diálogo, se mudam, ou fecham as portas. O trabalho de autarca não é fácil, mas quem se candidata tem que ter noção disso, tem que ter noção que deve e tem de ser alguêm que pensa à frente e é audaz.

    ResponderEliminar